Girls Who Code – mais do que um programa, é um movimento

girls_who_code

Quem lembra do nosso post sobre o Girl Geek Dinners não vai ficar surpreso com esse (não tão) novo movimento feminino.

Desde 2012, o Girls Who Code (GWC) trabalha para educar, inspirar e capacitar jovens mulheres com habilidades e recursos para buscar oportunidades acadêmicas e carreiras dentro da área de computação. Segundo o movimento, apenas 12% do estudantes de computação são mulheres;  enquanto outra pesquisa – conduzida pelo Womem 2.0 – sugere que menos de 5% das startups no setor de tecnologia são fundadas por mulheres.

Até 2020, o Ministério do Trabalho dos EUA projeta que haverão 1,4 milhões de vagas para especialistas de computação. Para alcançar a igualdade entre gêneros até esse ano, as mulheres devem preencher 50% destas vagas, ou seja, 700mil vagas na área de computação. Mas se apenas 12% dos estudantes são mulheres, não há possibilidade das mulheres preencherem essas posições, e é aí que o GWC entra! O movimento planeja atingir, educar e formar 1milhão de jovens mulheres até 2020! 😉

Junto com educadores, engenheiros e empresários, o GWC desenvolveu um novo modelo para ensinar ciência da computação, introdução à robótica, webdesign e programação de apps. Essas novas idéias são incentivadas por empresas como Microsoft e Google, mas também pelas maiores engenheiras e empresárias das indústrias de computação.

Os cursos do GWC envolvem 8 semanas de aulas, palestras, workshops e visitas à empresas de tecnologia; são mais de 300 horas de imersão no mundo da computação e como trabalho de conclusão de curso as alunas desenvolvem – por exemplo – aplicativos para os novaiorquinos com mobilidade reduzida usarem o metrô, ou aplicativos no Twitter para começar clubes de livros e retornam à suas escolas para recrutar mais mulheres para se juntarem às Girls Who Code.

Se interessou? Acesse a página do Facebook ou o site oficial do movimento Girls Who Code.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PussyCast © 2013 Frontier Theme